segunda-feira, 14 de março de 2016

O "deputado-prefeito"?


Raras são as vezes que vemos, no Maranhão, particularmente em São Luís, gestores públicos irem às ruas quando os problemas acontecem. Ao contrário, diante das questões urgentes, o gabinete com ar-condicionado parece ser sempre muito mais atraente.

É necessário guardar forças para aparecer nas ruas apenas quando estiver "tranquilo e favorável", ou seja, "mostrar a cara" apenas para inaugurar obras e pedir votos.

Rompendo com essa lógica, na manhã desta segunda-feira (14), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) encaminhou-se à Av. São Luís Rei de França para se solidarizar e dar apoio à população que estava realizando protestos desde às 4h, denunciando graves problemas de infraestrutura, insegurança e ineficácia do saneamento básico.

Os protestos, que começaram ainda de madrugada, deram origem a gigantescos congestionamentos que assolaram todos os que pretendiam transitar pela via. Ao chegar ao local, o parlamentar encontrou um clima tenso, marcado por revolta e insatisfação de moradores de vários bairros, dentre eles Parque Vitória, Jardim Turu, Alto do Turu e adjacências, que integram o Movimento “Forte é a Comunidade”.

Segundo os moradores, o que mais causa revolta é o descaso das Prefeituras de São Luís e de São José de Ribamar que, afirmam, “jogam o problema de um para o outro e ninguém adota providência alguma”.

Assumindo postura que deveria ser do gestor municipal, Wellington não só dialogou com os manifestantes, como se colocou à disposição para intermediar o debate entre sociedade e governos.

Durante as negociações, a população acatou o pedido do parlamentar para que encerrassem as manifestações e se reunissem em uma audiência pública sob sua responsabilidade, na próxima quarta-feira (16), às 19h, na Praça da Juventude, no Parque Vitória, a fim de discutir as problemáticas apontadas e encontrar soluções viáveis às mesmas. Depois disso, o deputado ainda percorreu as ruas adjacentes e comprovou in loco o abandono histórico dos bairros em questão.

Certificando a "raridade" de atos como esse, vez que Wellington trabalha no Legislativo maranhense, e não no Executivo, a quem compete tal responsabilidade, nem o prefeito de São Luís nem o de São José de Ribamar compareceram ao local para prestar quaisquer tipos de esclarecimentos à população.

Assim, vai se consolidando cada vez mais o perfil de um deputado que, além de suas funções de legislador e fiscalizador dos gastos do dinheiro público, faz as vezes também de "prefeito" e de conciliador.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.